Loading...

sábado, 7 de setembro de 2013

Como Construir um Robô: Como diferenciar entre os Kits Robóticos

Robôs e dispositivos artificiais tem sempre interessado seres humanos, a humanidade os criou tendo a expectativa de terem o potencial para corresponder e superar as nossas próprias habilidades. Por esta razão, muitas empresas tecnologicamente avançadas criaram kits robô, a fim de satisfazer as necessidades das pessoas e desejo de dispositivos que simulam o pensamento humano, forma e função. Kits robóticos permitem que as pessoas aprendem a criar um determinado tipo de robô, enquanto ganha o conhecimento, as habilidades e competências a serem utilizadas na construção de robôs cada vez mais complexas.


Kits robóticos permitem que as pessoas de todas as idades aprendam a montar e usar um ou mais robôs particulares. Ao fazê-lo, as pessoas serão capazes de entender a tecnologia, os princípios e os equipamentos por trás da concepção e criação de robôs. Se você é novo em robótica ou não completamente pronto para dar o salto para robôs totalmente personalizados, há um kit por aí que vai estar correto para seu nível de habilidade e também permitem que você crie e possivelmente programe um robô que teria sido impossível de fazer em seu próprio país.

Quase todos os kits robóticos (além de kits que ensinam princípios específicos) incluem alguma forma de movimento. A maioria deles usam duas ou mais rodas para impulsionar o robô, enquanto outros podem usar esteiras, pernas ou até mesmo lâminas e asas! Muitos kits de iniciantes que visam < de 12 anos de idade podem ser fáceis de construir, com apenas alguns conjuntos de peças, enquanto os robôs mais complexos têm centenas de peças para incentivá-lo a criar seu próprio projeto semi-customizado. Não se preocupe, todos os kits robô incluem instruções sobre como construir e usar o robô. Note que alguns kits requerem solda.

Para saber mais sobre os kits robóticos, e o que é certo para você, aqui está uma lista de alguns dos kits disponíveis no mercado que você pode experimentar:

Kit de Robôs Iniciantes

Como o nome indica, estes kits de robôs são feitos para aqueles que são novos para a robótica e prefere começar de forma simples, com instruções passo-a-passo. Estes kits são projetados especialmente para educar e orientar as pessoas que gostariam de explorar a robótica, mas não olhando para gastar um monte de dinheiro ou levar muito tempo para construir um robô funcional. A maioria destes kits para iniciantes são destinados a 12 anos de idade ou mais, embora alguns pode ser construídos por crianças a partir dos 8 e 9, enquanto outros são versáteis o suficiente para entreter adultos.

Por exemplo, por R$90,00, o braço de Borda OWI é um dos kits mais populares nesta categoria, que é de longe o braço robótico menos caro no mercado e, embora ele não pode pegar uma lata cheia de cola, certamente pode pegar e mover a maioria dos pequenos objetos. Use o braço para mover e empilhar blocos, desenhe uma forma ou de design e muito mais! Se você realmente quer se envolver, há uma interface de computador opcional, permitindo-lhe controlar o braço do computador.

Kit de Robôs Intermediário


Estes kits de robôs são feitos para os hobbystas que tem algum conhecimento na área de robótica e / ou áreas afins e está preparado para tomar mais tempo na construção e solução de um kit, mas talvez não quer começar do zero ou tentar programação de nível superior. Estes kits intermediários estão mais envolvidos do que kits robô iniciantes porque eles exigem uma ou mais das seguintes opções:

- Montagem avançada: Muitos destes kits exigem alguma solda e trabalham com peças complicadas. Alguns destes kits são projetados especialmente para ajudar a melhorar habilidades de solda.

- Programação: Quase todos esses kits requerem um pouco de programação, e muitos são orientados para o hobbysta que está para aprender a programar, mas não necessariamente em alto nível (primeira vez usando sensores, motores, criando um robô autônomo etc).

- Capacidade: ao contrário dos robôs na categoria iniciante, estes robôs geralmente não se restringem a apenas uma tarefa ou movimento. Um grande número desses kits pode ser atualizado com sensores e peças adicionais.


Kit de Robôs Avançados


Kits de robôs avançados empregam projetos mais complicados e estruturas que requerem mais conhecimentos de robótica. Os kits de robôs mais avançados são atualmente robôs "humanóides", o que significa que quase se assemelham ao corpo humano. Apesar do controle de cada conjunto pode ser simples, surge a dificuldade de ter de controlar muitos ao mesmo tempo e de modo a alcançar o equilíbrio e movimento.

Outras formas de movimento avançado incluem rodas Mecanum e Omni, robôs com pernas e multi-pernas (algumas com até 21 graus de liberdade) e plataformas com sensores avançados. Todos esses robôs exigem um maior nível de programação e, embora possam ser fornecidos um código, entende-se que o cliente pretende criar o seu próprio código personalizado.



Conclusão

Kits de experimentação eletrônicos são ideais para os jovens entusiastas de robótica  que estão procurando adquirir conhecimento e experiência com os componentes eletrônicos e circuitos simples. Embora possa haver alguma construção mecânica necessária, kits de experimentação eletrônicos são focados principalmente no aspecto eletrônica da robótica.

Referências: Blog do Roboshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário